Marcas de grande relevância no mercado não apenas vendem seus produtos; elas promovem experiências ao seu público.
O Boticário, Natura, L’Occitane e muitas outras já são mundialmente reconhecidas pelo impacto de seu trabalho no mercado de aromas.
Mas e quando o nicho da marca não é necessariamente o de fragrâncias? Será que o marketing olfativo funciona?
Durante o lançamento de um de seus tênis, a Nike inovou e comprovou que sim!
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A ciência por trás do marketing olfativo
Na obra “A lógica do consumo” de Martin Lindstrom, um especialista em neuromarketing, foi apresentado como as imagens visuais se tornam muito mais eficazes e memoráveis quando associadas a outros sentidos, como a audição e o olfato.
Lindstrom aborda que as empresas que utilizam apelos multissensoriais conseguem criar vínculos emocionais mais fortes com os consumidores. Como consequência, há o impacto positivo da percepção da qualidade do produto, permitindo até mesmo a cobrança de preços mais altos.
O especialista realizou um experimento bem intrigante quando resolveu colocar essa ideia em prática. Ele colocou dois pares idênticos de tênis da marca Nike em salas separadas, mas visualmente idênticas. A única diferença era que uma das salas estava perfumada com um cheiro floral misto.
O resultado?
84% dos participantes preferiram os tênis na sala perfumada e estimaram que o preço desses tênis era aproximadamente $10,33 mais alto do que o par na sala sem fragrância. Ou seja, o cheiro pode fazer com que os clientes fiquem mais tempo e comprem mais e mais. E, ainda, tenham uma percepção de maior valor sobre o que é vendido.
Esse é o poder do olfato na criação de experiências de vendas. É o que chamamos de criar experiências sensoriais, explorando os 5 sentidos. O olfato é só um deles. Dos sentidos, o olfato é o mais intimamente ligado à memória e às emoções.
Este é o poder de você alcançar vários sentidos do seu cliente. Você desperta memórias e lembranças. Ele se dispõe a comprar, mesmo sem pensar direito no porquê.
E o que podemos aprender com isso?
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Conheça o seu público
Antes de tudo, é importante entender quem é o seu cliente. Imagine escolher um aroma mais sério e sofisticado para um público jovem que prefere algo mais leve e divertido.
Quando você conhece as preferências do seu público-alvo, você consegue escolher uma fragrância que faz sentido para eles, criando um ambiente em que se sentem bem e que vai marcar a memória deles.
Por exemplo, para um público mais jovem, aromas frescos e energizantes podem ser uma ótima escolha, enquanto um público que aprecia exclusividade pode preferir fragrâncias mais sofisticadas e aconchegantes.
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Escolha o aroma certo
O cheiro que você escolhe para o ambiente deve ter tudo a ver com a sua marca e a experiência que quer oferecer.
Cada aroma conta uma história e desperta sensações diferentes: enquanto aromas cítricos dão energia e frescor, notas florais trazem uma sensação de calma e bem-estar.
Uma loja de roupas, por exemplo, pode se beneficiar de um toque floral que transmite leveza, enquanto uma academia talvez prefira uma fragrância mentolada para inspirar foco e vitalidade.
Escolher o aroma certo é como dar o tom da sua marca — é o que vai tornar a experiência dos clientes mais agradável e única.
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Escolha lugares estratégicos
Onde e como o aroma será adicionado faz toda a diferença. O indicado é que o cheiro seja leve e agradável, apenas o suficiente para ser notado e deixar uma boa impressão.
Locais estratégicos, como a entrada e áreas de maior circulação, funcionam bem para que o aroma se espalhe de maneira uniforme, sem exagerar. Dessa forma, o ambiente fica atrativo, e o cliente aproveita uma experiência sensorial personalizada.
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Atenção ao conforto
Ao implementar o marketing olfativo, alguns cuidados são indispensáveis para garantir que todos se sintam bem. Afinal, o aroma deve ser um aliado, não algo que cause desconforto.
Então, controle a intensidade e verifique as regulamentações locais sobre aromatização em ambientes públicos. Optar por fragrâncias de boa qualidade e que respeitem normas de segurança é uma forma de mostrar respeito aos clientes, assegurando que eles aproveitem o ambiente ao máximo.
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Observe os resultados
Depois de implementado, é hora de observar como os clientes respondem à experiência do marketing olfativo. Analise o tempo que eles passam na loja e como se comportam, além de buscar saber sobre sua opinião, se possível.
Essas percepções ajudam a entender se o aroma está realmente cumprindo seu papel. Se julgar necessário, pequenos ajustes podem ser feitos para que o ambiente se torne ainda mais acolhedor e alinhado com o que você quer transmitir.
O marketing olfativo é uma forma especial de impactar seus clientes, permitindo que sua marca seja lembrada de maneira singular. Quando você usa o aroma certo, você transforma a experiência no seu espaço.
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